Violeiro fabrica violas com cabaça

Planta, normalmente usada como recipiente de água, vira matéria-prima de vários instrumentos.
Por Nosso Campo, TV TEM

12/05/2019 07h45 Atualizado há 3 dias

O violeiro e artesão Levi Ramiro fabrica os instrumentos musicais de forma artesanal. A principal matéria-prima vem da natureza. São as cabaças, plantas normalmente utilizadas como recipientes para armazenar água.

Nas mãos de Ramiro, cada uma pode virar um instrumento diferente. Ele explica que a cabaça, por ser resistente, é uma opção para fazer a caixa do instrumento.

Levi Ramiro tem mais de 30 anos de carreira. Nascido em Uru, município do Centro-Oeste de SP, e com formação autodidata, ele se encantou com a música quando era bem jovem. Tocou junto com artistas sertanejos, mas foi nas composições próprias que ganhou destaque.

Violeiro fabrica violas com cabaça

Depois da música, veio o interesse em fabricar o próprio instrumento. Ele mede e corta a cabaça, lixa, dá o acabamento, põe as cordas e faz a afinação. Levi Ramiro diz que visitou vários luthiers e foi aprendendo. “A gente cria nossos próprios processos, ainda mais eu que fabrico instrumento despadronizado.”

Do atelier de Ramiro não sai apenas viola. Tem violão, baixo, banjo e instrumentos de percussão.

Levi Ramiro ainda ensina música e oferece oficinas de fabricação da viola de cabaça. A teleatendente Aline Anastácio participou de um curso. Ela gostou do jeito diferente de usar a cabaça para fazer as caixas dos instrumentos e comenta que, ao pegar um violão, a pessoa sabe qual som esperar. Com a cabaça, cada instrumento tem sua peculiaridade

Francisco Junior

Jornalista, Escritor, Teólogo,